- A base do controle orçamentário é o confronto dos dados orçados contra os dados reais obtidos pelo Sistema de Informação Contábil;
- As variações ocorridas entre os dados reais e os orçados permitirão uma série de análises, identificando se as variações ocorridas foram decorrentes de planos, preços, quantidades, eficiência.
Objetivos, Conceitos e Funções
Os objetivos principais do Controle Orçamentário são: identificar
e analisar as variações ocorridas; corrigir erros detectados;
ajustar o plano orçamentário, se for o caso, para garantir o
processo de otimização do resultado e eficácia empresarial.
Responsabilidade pelo Controle Orçamentário
- Cada gestor deve efetuar o seu controle orçamentário;
- O setor de Controladoria também deve, concomitantemente, efetuar o monitoramento e apoio aos gestores individuais sobre seus orçamentos;
- Além disso, cabe à Controladoria o papel de efetuar o Controle Orçamentário da empresa ou corporação como um todo;
- Cabe também à Controladoria propor as ações corretivas, decorrentes do Controle Orçamentário.
Conceito de Controle
Na linha de delegação de responsabilidade e autoridade e orçamento
participativo, o conceito de controle efetuado pela Controladoria é
no sentido de buscar a congruência de objetivos, otimização dos
resultados setoriais e corporativos, apoio aos gestores, correção
de rumos, ajustes de planos, nunca em um conceito de controle
punitivo, que enfraquece a atuação do controller.
Relatórios de Controle Orçamentário
Todas as peças orçamentárias devem ser objeto dos relatórios de
acompanhamento em relação ao realmente acontecido. O relatório
clássico de Controle Orçamentário, por tipo de despesa e receita,
para todos os centros de custos ou divisões, compreende:
- os valores orçados para o mês em pauta;
- os valores reais contabilizados no mês;
- a variação do mês entre o real e o orçado;
- os valores orçados acumulados até o mês em pauta;
- os valores reais acumulados contabilizados até o mês;
- a variação acumulada entre o real e o orçado até o mês.
Relatório de Receitas e Despesas Reais X Orçadas por Centro de Custo
Cada centro de custo deverá ter o seu relatório específico.
Seguindo a linha hierárquica da empresa, relatório de mesmo modelo
deverá ser elaborado de forma aglutinada para as chefias que têm
responsabilidade por mais de um centro de custo. Assim, o mesmo
modelo deverá somar os dados de cada gerência, diretoria, unidades
de negócio até o total da empresa.
Relatório de Receitas e Despesas Totais por Centro de Custo e
Unidades de Negócios
Um segundo relatório básico é focalizar, em resumo, o total das
despesas e receitas por centro de custo e unidades de negócio,
listando todos eles, para dar uma visão geral do plano orçamentário.
É um instrumento muito importante para a Controladoria, pois permite
uma visão abrangente do andamento das operações da empresa.
Análise das Variações
Tendo como base as informações levantadas pelos relatórios de
Controle Orçamentário, é feita a análise das variações, a qual
busca identificar com maiores detalhes os principais motivos que
causaram a variação em valor de cada item orçamentado,
fundamentando sua justificativa pelos gestores responsáveis pelos
orçamentos e operações.
A diferença de valor entre os dados reais e orçados basicamente
decorre de dois elementos: quantidade real diferente da quantidade
orçada; e preço real diferente do preço orçado.
- Variação em Valor (real x orçado) = Diferença de Preço (real x orçado) + Diferença de Quantidade (real x orçado).
Recomenda-se a análise das variações em um grau de detalhe para os
itens e variações relevantes, atentando para a relação
custo/benefício da informação contábil. Convém ressaltar que
todos os itens orçados têm as variáveis preço e quantidade, sendo
para alguns itens mais visível (vendas, compras de materiais,
mão-de-obra) e outros menos visível (energia elétrica, telefone,
serviços de terceiros).
Controle Matricial
As empresas que adotam o conceito de gerenciamento matricial devem
incorporá-lo no controle orçamentário. Neste modelo, as
justificativas das variações orçamentárias devem vir de forma
dupla: cada gestor de um centro de custo ou receita justifica sua
parte (gestor de coluna), e o gestor responsável pelo total dos
gastos ou receitas (gestor de linha), concordando ou não com as
justificativas individuais, faz sua análise e justificativa do
conjunto do item orçado.
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